Pesquisar

quinta-feira, 31 de março de 2011

Orgulho e preconceito - da estante para as telas

ola leitores, hoje é dia de DA ESTANTE PARA AS TELAS. estrelando ... orgulho e preconceito. 


Orgulho e preconceito ( pride and prejudice) é um filme britânico de 2005, do gênero drama, dirigido por Joe Wright e com roteiro, escrito por Deborah Moggach,  baseado no livro homônimo de Jane Austen ( resenha aqui)  O livro ja recebeu Várias adaptações para as telas. VÁRIAS MESMO! desde 1938 em que Curigwen Lewis interpretou pela primeira vez nossa adorável Elisabeth Bennete e daí não parou mais, foram OITO adaptações para a tv entre séries e filmes até chegarmos à Keira Knightley, que por enquanto é a Lizzy mais recente. 


O filme, como qualquer adaptação, apresentou algumas mudanças principalmente em relação à cenários - como uma das cenas mais adoradas do filme, conhecida como " a cena da tempestade" que acontece ao ar livre, mas no livro aquele dialogo não ocorre num lugar tão romântico -  e eliminações de personagens de apoio, entretanto foi muito bem aceito pelos critico, e pelo público, sendo considerado a segunda versão cinematografica realmente fiel do livro após da versão de 1940. e chegando perto da "adorada" série de tv que foi exibida em 1995 pela BBC e Sendo apontado como  'uma excelente adaptação da obra" que conseguiu " aprovação universal". Pelo filme, o diretor Joe ganhou o premio British Academy Film Awards. e foi muito merecido. 

A trama é repleta de bailes, danças previamente ensaiadas e moças alvoroçadas com aquele momento tão amado. claro! eram nessas ocasiões as poucas vezes que moças de família e solteiras podiam ter contato com os homens, na dança! fora dessas datas, até as conversas são vigiadas de perto ( uma moça solteira não fica sozinha com um cavalheiro) e contato físico, isso nem pensar! mas durante a dança são apenas os dois, o contato é apenas parte do ritual social e é um excelente momento para o homem demonstrar interesse e a moça corresponder ou não. E esses bailes são muito bem ilustrados no filme, retrata uma época e nos encanta com a perfeição com que tudo tinha que ser feito. cada gesto, palavra, modos etc.
os cenários, em geral, são belissimos!  de sutileza e magnitude singulares, dispertando vontade de entrar no filme e estar la, presenciando aquelas cenas. 

Os dialogos, irônicos e afiados, largamente explorados no livro não ficam a desejar no filme. eles tiveram o cuidado de manter esse "espirito Austen de ser"  muito presente em todo o longa, o que faz toda a diferença a maioria dos dialogos estão lá, intocados, exatamente como no livro. Os encontros de Darcy e Lizzy são muito marcantes, recheados desses diálogos geniais, e a evolução da trama também foi muito bem conduzida, os produtores modificaram o  tempo, aumentando-o, para melhor compreensão de várias seqüências importantes. 

Keira deu um show de atuação, chegou a ser indicada ao oscar.  ja Matthew Macfadyen que interpreta Sr. Darcy em alguns momentos deixou a desejar. Penso que o publico não estava preparado para ver outro ator, que não, Colin Firth ( que interpretou em 1995)  interpretando o orgulhoso Darcy. em algumas partes foi como se tivesse faltado algo no olhar do ator, faltou aquele tempero especial que Colin esbanjou, mas nada muito grave, Matthew é, sim, um excelente ator. 


nos EUA o filme recebeu um final alternativo que não agradou os britanicos e vem nos extras do dvd. muitos gostam do final por ser uma cena romântica, mas fica o aviso de que foge completamente do livro.  

Um ponto que contou contra o longa metragem foi o tempo de duração, mas isso sempre acontece, então acho que por toda a ousadia e pontos favoráveis estão perdoados pelo que ficou faltando. 

 talvez o golpe de mestre do filme tenha sido a trilha sonora. sem palavras para descrever. A cada nova cena, a cada baile,  as músicas estavam lá arrematando-nos. 

Numa visão geral o filme é excelente. Aborda fielmente a história, as mudanças não atrapalham o entendimento, pelo contrário, a maioria dos atores realizou bem seu papel e as locações escolhidas estão de parabéns.  orgulho e preconceito é o livro que todo mundo tem que ter na estante, se não por entreterimento, pela sua importancia na literatura. e quanto ao filme, quem não leu o livro consegue ter um visualização muito exata do que jane nos passa nas paginas impressas e para quem leu, vai poder ver se deliciar um pouco mais. ( sempre é bom)

baile 
  Elenco 



Keira Knightley - Elizabeth "Lizzy"Bennet
Matthew Macfadyen - Fitz  william Darcy
Rosamund Pike - Jane Bennet
Simon Woods - Sr. C. Bingley
Donald Sutherland - Sr. Bennet
Brenda Blethyn - Sra. Bennet
Talulah Riley - Mary Bennet



Jena Malone - Lydia Bennet
Carey Mulligan - Kitty Bennet
Judi Dench - Lady Catherine de Bourgh
Kelly Reilly - Caroline BingleyClaudie Blakley - Charlotte Lucas
Rupert Friend - Sr. George Wickham
Tom Hollander - Sr. William Collins
Tamzin Merchant - Georgiana Darcy
Rosamund Stephen - Anne de Bourgh
E ai??? o que acharam do post?
ja assistiram o filme? gostaram?

Juliana Neves



Post atualizado em 2 de outubro


14 comentarios:

nossa, gente, me empolguei e o post ficou enorme. mas a ai? o que acharam?

Amo esse filme! É de longe o meu filme favorito! Nossa, pra quem nunca viu, super indicado! É perfeito *-*

Que feeeeeliz *-* Adorei seu "resumo-resenha" meeeeesmo *-* Ficou o máximo! hasoiehaosiehase, eu não tinha mt vontade de ler não viu? Mas até fiquei com vontade agora, kkkkkkkkkk' ual, ficou enorme mesmo :D mt bom :DDD

Beijos!

Nunca assisti a nenhuma das versões, mas estou bastante empolgada, principalmente depois desse post!
Ainda quero muitooo ler o livro *-*
E o post tá ótimo \o/
Também adoro a atuação da Keira, é uma das minhas atrizes favoritas!

Bjus.

QUero ver este filme... :)
sou lá do http://bipolarhumores.blogspot.com
e estou te seguindo

Hope, eu tbm amo esse filme. Nanda, anaisa e . Assistam que vale muito a pena.
a keira esta brilhante nesse filme. eu também não assisti outras versões, apenas algumas pequenas partes no youtube, mas tudo msm só vi esse filme.

eu amo estante para as telas, os posts sempre ficam lindos, as imagens são tudooo. esse filme parece ser muito bom tbm. vou tentar ganhar na promoção. se não der procuro na locadora, a ultima dica que peguei aqui e comprei - soul love- virou meu xodó.

estou te seguindo...
quizer rir um pouco entra
http://numrianao.blogspot.com/
me segue

Juliana Parabéns, menina vc tem um dom. Amei esse post ta maravilhosoo, assisti o filme e depois eu li o livroo muiito bom mesmo!!! Filme maravilhosoo!!

Esse é meu filme preferido...
Depois que eu assisti o filme ,li todos os livros da Jane Austen .
Abraço.

Li o livro e assisti à versão cinematográfica que comentaste - o post está excelente, com muitas informações, penso que poderias linkar as outras adaptações, para facilitar a busca (uma sugestão, ok?) Vou procurar a versão de 1995, que ainda não vi (aliás, gostei da interpretação do Macfadyen, mas como não vi a do Colin, talvez mude de ideia...) Bjo!

obrigada pela sugestão Vera, vou linkar sim, realmente facilita. O Macfadyen é um excelente ator, foi uma boa interpretação, mas Colin Firth realmente marcou nesse papel.você vai gostar da versão de 95, é ótima.

beijoss

Juliana, em primeiro lugar, parabéns pela riqueza de detalhes sobre a obra em comparação com o filme, em seu post. Muito bem escrito, mais parece um critica de um especialista. Depois, gostaria de comentar seu parecer sobre a performance de Macfadyen. Gostei tanto do filme que comprei e assisti a versão com o Colin que diga-se de passagem êh lindo e talentoso, haja vista o prêmio de melhor ator em "O discurso do Rei". Na minha opinião o Macfadyen foi muito melhor Mr. Darcy que Colin, na beleza, na voz, na apatia e orgulho, assim como na entrega de seu sentimento. Ele foi espetacular, porque este filme não lhe deu a oportunidade de revelar aos poucos o dilema que vivia, então exigiu muito mais do ator. Concordo que o diretor Joe colocou mais poesia no filme do que existe no livro. Continue com seus PostS sobre filmes, melhor que muito critico de arte.

sueli muito obrigada por seu comentário, fico lisonjeada. O Macfadyen é ótimo mesmo, e o Colin também.

obrigada mesmo, beijoss e até mais

Postar um comentário